Ondas em esquema

Tinha de começar por algum lado e cá estou, mas com a plena consciência da responsabilidade que é a partilha de um tutorial e do rigor que este acto exige de forma a não induzirmos em erro quem está do outro lado a tentar reproduzir o que é sugerido. Não sendo uma expert do crochet mas sim uma autodidacta, sei o que sei e portanto tudo o que aqui partilhar convosco será feito com a maior humildade e também com uma grande dose de generosidade. Aprendi os pontos básicos, seja do crochet ou do tricot, quando miúda e ao longo da vida fui fazendo trabalhos seguindo instruções daqui e de acolá que me foram de grande utilidade para poder evoluir nos projectos que fui executando e com a prática e a experimentação acabei por conseguir chegar ao momento de olhar para um trabalho e fazer uso do meu "olhómetro" para reproduzir algo idêntico e é isso mesmo que me dá toda a liberdade de criação nos meus trabalhos, já para não falar do enorme prazer e satisfação que sinto ao vê-los transformarem-se em peças que transmitem um pouco de mim, dos meus gostos, das minhas escolhas e até de certa forma do meu modo de viver a vida. Sou só alguém muito apaixonado por um determinado género de crochet, aliás a grande razão que me levou a criar o fazbemaosolhos. Mas voltando aqui à partilha dos gráficos /esquemas comprometo-me a melhorar cada vez mais nas explicações que vos darei e tudo o que desejo é que estas partilhas vos inspirem e vos ajudem a criar os vossos próprios trabalhos. Nota: atenção que estes gráficos só conseguem servir aqueles que já sabem executar os pontos básicos do crochet.
Hoje partilho convosco os esquemas que uso para fazer as minhas baby blankets. Este não é um passo a passo que envolva a execução integral das mantas, é somente a apresentação dos gráficos usados para o corpo das mantas. Ah, atenção que o meu jeito para o desenho é nulo, tenho um traço muito incerto mas acho que consegui chegar a qualquer coisa bastante aceitável. Comecemos pelo esquema usado para as mantas Nicki e Mostarda. Primeiro tirem sempre uma amostra com os materiais que seleccionaram para a execução dos vossos trabalhos, não só para experimentarem os pontos e os seus efeitos mas porque também só assim percebem quantos pontos têm de montar no cordão inicial para atingirem o tamanho final pretendido.






Quando o trabalho começar a crescer e a ganhar forma e o efeito da mistura de cores se evidenciar, vão ver como não descansam enquanto não o virem terminado. Agora, sigamos para o esquema usado na manta melancia. É um bocadinho diferente, tem uma variante de "abertos". Aqui está




Para as mantas pequenas ondas, que têm ainda mais abertos do que a manta melancia, segui um esquema da net, o qual podem encontrar neste post. Existem inúmeros gráficos para a execução do ponto zig-zag (ripple), estes que vos mostro são só três possibilidades com as quais muito simpatizo, principalmente o primeiro que vos mostrei, sem "abertos". Em relação aos materiais usados, variei. Nas mantas nicki e mostarda usei fio 100% acrílico da Miltons (tem uma relação qualidade preço muito aceitável, trabalha-se muito bem e tem uma interessante paleta de cores), usei agulha de crochet número 5. Para as pequenas ondas usei o mesmo fio mas com a espessura inferior e trabalhei com agulha 4. Para a manta melancia usei o algodão rústico new cancun dos fios Katia e crochetei com agulha 3,5. Agora, espero que se divirtam a fazer as vossas próprias mantas ou outros modelos onde achem aplicar-se bem este efeito de ondas.
Mãos à obra e sejam felizes!

Até já
Ana Lado B

12 comentários

  1. Simplesmente óptimo! Se precisares de ajuda para traduzir para inglês... :)

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada ;)
    pois é, pensei nisso, como as explicações estão nas próprias imagens mesmo que usem o tradutor... nada acontecerá. Numa próxima terei de o colocar fora das imagens de forma a poder ser traduzido. Mas agora já sei, se quiser traduzir e precisar de ajuda para os termos técnicos não hesitarei em contactar-te :) muito, muito obrigada e boa semana!

    ResponderEliminar
  3. Olá!

    Muito obrigada! Um esquema que para mim vai ser ótimo porque estava mesmo a pensar começar uma manta neste ponto zig-zag!

    É uma espécie de projeto de longo curso! :)

    E em relação ao email que enviei, já me respondeu: perguntei qual o fio que usa! :)

    Mais uma vez obrigada pelas explicações tão simples e tão claras!

    Até breve!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom Ana :)
      Força com a manta! Depois quero vê-la ;)
      bjs e boa semana

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Vamos lá Maria da Graça! Uma mantinha zig-zag dá sempre jeito ter à mão ;))
      beijinhos

      Eliminar
  5. :) Ter estas explicações vai realmente ajudar quem quiser fazer!! Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito da forma como explicaste e é a que mais me identifico para explicar mas para a grande maioria dos meus pap's adopto a forma por fotografias de cada passo detalhado. Ler esquemas é bem mais a minha praia mas para determinados trabalhos é tão dificil fazer um desenho esquemático perceptível. Eu adorei fazer zigzag em crochet e só fiz uma mantinha apenas mas confirmo, dá vontade de não parar mais ;o) Boa sorte nas vendas ;o) Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Susana ;) sabes, foi tão curioso, no dia em que estava a preparar este post lançaste no teu blog um sobre partilhas de esquemas, gráficos, pap's... e senti uma responsabilidade ainda maior pelo que ia publicar. Mas fico muito feliz pelo feedback que tenho recebido, quem tem acompanhado estes esquemas diz estarem bem explicados... ufa, saiu-me um peso de cima e sinto-me motivada a partilhar mais esquemas :)) beijinhos

      Eliminar
  7. Olá Ana, já tinha por cá passado mas ainda não comentado. Estou com as mãos a coçar para experimentar fazer os zigzags. Apesar de não perceber nada de esquemas de crochet, parece-me que os teus estão bem explícitos. Vou experimentar com restos de fios que tenho por casa, mas se vir que levo jeito vou atrás de encontrar as marcas que recomendas. Beijinhos, dou notícias!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom Val! Força aí com os crochets ;)) Vais ver que é simples, depois de "engatares" já não páras! Se puder ajudar nalguma dúvida, diz. Bejinhos

      Eliminar

Obrigada pelas palavras!
Thank you for your words!